Vivemos numa época de liberdade, batalhas antes travadas com o objetivo de libertar o homem de seu cativeiro intelectual imposto pelos dogmas católicos, hoje são apenas fatos históricos. Porém hoje os monstros do mito e do dogma foram substituídos por um outro mais forte e mais agil, aliado a condição natural que a evolução tecnológica proporcionou (a fantastica cultura do comodismo), a batalha agora é contra a cultura da mídia de massa, o monstro que domina o pensamento cotidiano principalmente das camadas mais pobres.
Uma vez ouvi o seguinte absurdo "você não assiste novela, não gosta de futebol, não vai pra balada, você vive numa caverna?" adimito que foi cômico a maneira como foi colocada a questão, o que me chamou a atenção para esse efeito que vivemos nos dias de hoje, numa distorção e por fim total contradição de Epicuro, nós vivemos em prol do prazer, mas qual prazer? O prazer de Epicuro visava como o objetivo de vida do ser humano o prazer, mas esse prazer de Epicuro era fruto da despreocupação com o acúmulo, o apego ao saber o que realmente lhe satifaz, conhecer seus verdadeiros gostos como já citei no post anterior, a vida em si baseada na subjetividade.
Hoje em dia o prazer tornou-se objetivo, assim como 2+2=4, você também só pode ter prazer se sua vida lhe proporcionar uma capacidade de "ter" e não de ser. Isso significa que o cara que não assistre as maxi-mega-power-turbo infantis novelas, que não vai encher a cara num lugar escuro, barulhento e confuso, o cara que só gosta das músicas que consegue entender, que não vê como objetivo de vida o sexo, é um maníaco depressivo que não interage com o mundo a sua volta, não existe felicidade fora desses padrões.
Os escravos das mídias de massa devem abrir os olhos para a verdadeira realidade a sua volta, precisam criara indentidade, isso é o grade objetivo da célebre frase de Sócrates "conhece a ti mesmo..."
Perfeito...
ResponderExcluirEsse post foi o melhor, não sei se foi porque me identifiquei com ele, mais ele ta muito foda...
Agora imagina eu então, alem dessas coisas ai que voce falo, com exceção do futebol, mais que não bebe em circunstancia alguma, vegetariano e que fica falando de politica...
eu so visto como um ET, que não se diverte nunca e tem depressão, e ainda me chamam de hipocrita de vez em quando, so não entendo o por que...